26/04/2024 05:07:48 - Farroupilha / RS
Atualizado em 10 de maio de 2022

Moradores denunciam má conservação da Barragem do Burati

Os moradores Otávio Pfeifer Forest e Leonardo Damian explanaram na tribuna da Sessão Parlamentar desta segunda-feira, para expor aos vereadores seus relatos quanto ao gerenciamento da Barragem e do rio Burati pela Corsan.

Os cidadãos testemunham a falta de segurança nas margens do rio, tornando-o um depósito de lixos, pescarias e caças irregulares no perímetro de responsabilidade da estatal. O cenário de descaso, segundo os manifestantes, segue quando observada a estrutura física do empreendimento, pois apresenta rachaduras, fissuras e ferrugens em diversas partes da barragem.

A criação de um parque ecológico é proposta por parte da comunidade do Rio Burati, visando a preservação ambiental, turismo e fiscalização da estrutura física da barragem. As denúncias citadas, já foram tratadas com a administração da Companhia de Saneamento, e encaminhadas ao Executivo Municipal e Ministério Público, conforme relato.

Os vereadores, diante dos depoimentos, laudos, e demais registros recebidos referentes ao serviço da Corsan em Farroupilha estudam a possibilidade de abrir uma CPI para melhor averiguação do serviço prestado.