29/03/2024 02:20:06 - Farroupilha / RS
Atualizado em 4 de outubro de 2022

Modelos de contraturnos escolares são apresentados na Casa

A pedido da vereadora presidente, Eleonora Broilo, os vereadores receberam na Sessão Parlamentar desta segunda-feira dois modelos de contraturnos escolares aplicados em Farroupilha. Para abordar o tema estiveram presentes a gerente de operações do Sesi, Silvana Macari Sacilotto, as representantes do Instituto Bigfer: Beatriz Alexandrini, Márcia Faé e a professora Grasiela Deicke.

Desenvolvido pelo Instituto Bigfer, o Programa Acolher é desenvolvido para jovens dos 6º e 7º anos. A metodologia busca a inserção dos jovens no mundo do trabalho, sendo realizadas atividades de reforço escolar, inglês, música, espiritualidade, culinária, esporte e robótica; estes dois últimos realizados em parceria com o Sesi.

O modelo de contraturno escolar do Sesi de Farroupilha voltado para a tecnologia é pioneiro no RS no que tange o currículo de ações. Após um ano de atividades na nova sede municipal, o Sesi ingressou com um projeto piloto onde o trabalho abrange crianças de 06 a 15 anos de idades fornecendo laboratórios de robótica, informática e  ferramentas digitais.  Atualmente o serviço atende 175 jovens e com base nos resultados o modelo educacional voltado à tecnologia será expandido para outros municípios, explica Silvana.

Ambos os modelos ampliam suas ações ao cuidado com a saúde física e mental das crianças. As entidades foram aplaudidas de pé pelo público presente que também pôde contemplar com uma pequena apresentação musical das crianças do Instituto Bigfer.