Pular para o conteúdo
20/04/2024 04:37:03 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 6 de julho de 2022

MOAB e Educação projetam capacitação para atender autistas

Intermediados pela Comissão de Infraestrutura e Bem-Estar Social, o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) e a Secretaria Municipal de Educação analisaram a necessidade de aperfeiçoamento de monitores e professores quanto ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula.

Conforme a secretária de Educação, Luciana Zanfeliz, está prevista ainda para o mês de julho uma capacitação de monitores de sala de aula para este atendimento especializado. O curso será desenvolvido pelo Pró Saúde, com foco na saúde mental, tendo a participação de profissionais da enfermagem, pediatria, psicologia, entre outros.

Ao encontro da ação, o MOAB representado pela Flávia Wosniak e Josiane Borges da Silva, entregou aos parlamentares presentes na reunião: Davi de Almeida, Gilberto do Amarante e Juliano Baumgarten, bem como para a Secretária Luciana um projeto de formação continuada para monitores e professores. A sua execução contaria com o apoio da Amafa e IFRS.

Atualmente, conforme a Secretaria de Educação, há cerca de 50 professores do quadro com formação especializada para atender crianças com TEA. O projeto de educação continuada foi recebido com otimismo por Luciana que avalia a sua execução para outubro deste ano, a fim de já garantir o preparo dos profissionais no ano letivo de 2023.

Presente na reunião, a diretora da Amafa, Aline da Rosa, manteve a instituição a disposição da comunidade escolar, propiciando o contato de professores e monitores com usuários da Associação.

Programação