26/04/2024 13:45:31 - Farroupilha / RS
Atualizado em 21 de dezembro de 2022

Mesa Diretora de 2022 faz diagnóstico do trabalho realizado

A Presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha, Eleonora Broilo divulgou na manhã desta quarta-feira, via nota oficial, um panorama do trabalho realizado pela Poder Legislativo Municipal em 2022. Com média de um evento público a cada três dias, a Casa conclui 2022 com a análise de mais de 650 proposições.

Prestação dos trabalhos realizados pela Gestão 2022 da Câmara Municipal de Farroupilha

A Câmara de Vereadores vem por meio desta nota, em nome da Mesa Diretora de 2022, a qual é presidida pela vereadora Eleonora Broilo, apresentar aos veículos de imprensa uma análise quantitativa do trabalho realizado pelo Poder Legislativo farroupilhense no presente ano.

O primeiro trimestre de 2022 ainda esteve sob vigília dos cuidados na segurança sanitária estabelecidos como forma de prevenir o contágio a covid-19, sendo a sua flexibilização ocorrida de forma escalonada, sem interferir no trabalho realizado pelas Comissões Parlamentares e Sessões Ordinárias da Câmara.

Ao todo, foram realizadas 87 sessões no ano, com uma estimativa de 170 horas, transmitidas pelo canal da Câmara de Vereadores pela plataforma de vídeo, Youtube – as Sessões tiveram cerca de 6.700 visualizações e um público presente de 2.100 pessoas, conforme aponta o livro de registros.

Durante o ano, 236 proposições foram aprovadas pelo corpo de parlamentares, entre elas, projetos, requerimentos e moções. Sem a necessidade de deliberações, também foram encaminhadas aos órgãos competentes outras 417 reivindicações dos vereadores, a fim de possibilitar uma Farroupilha mais desenvolvida e transparência de gestão pública.

A sede do Legislativo foi palco de 19 audiências públicas, oriundas de temas envolvendo projetos de Lei ou demandas da sociedade; e de outros oito eventos, o qual a Casa apoiou com a cedência do espaço físico, totalizando um evento a cada três dias no ano.

2022 foi considerado pela presidência da Casa, de trabalhos intensos e de importantes projetos aprovados, entre eles, a desburocratização dos processos na Secretaria de Finanças, subsídios no transporte público, auxílios financeiros ao Hospital São Carlos e a atualização constitucional no Código de Ética Parlamentar.

Ressalta-se ainda, a economia gerada pelo Poder Legislativo, onde estima-se um superávit primário de R$ 400 mil a ser inserido no orçamento municipal de 2023.

Dessa forma, a presidente Eleonora Broilo, bem como toda a equipe legislativa, mantém-se a disposição dos profissionais da comunicação para maiores esclarecimentos dos trabalhos realizados, e estima sucesso à Gestão de 2023, sob o comando do vereador Maurício Bellaver.

Farroupilha, 21 de dezembro de 2022

Eleonora Peters Broilo