26/04/2024 23:53:08 - Farroupilha / RS
Atualizado em 25 de outubro de 2021

Médico reumatologista esclarece sintomas da fibromialgia

O médico reumatologista, Rodrigo Krás Borges, esteve na Sessão desta segunda-feira a convite da vereadora Clarice Baú, explanando aos parlamentares sobre a síndrome da fibromialgia, doença que atinge cerca de 05% da população mundial, em sua maioria mulheres entre os 35 a 45 anos.

O principal sintoma da doença é a sensibilidade ao toque na musculatura causando dores generalizadas, podendo levar o paciente a outros sintomas como o estresse, depressão, entre outros agravamentos físicos e até sociais. Conforme o médico, não há, atualmente, exames que apontam a fibromialgia, apenas diagnóstico clínico, podendo ser realizado por médicos de todas especialidades.

No Brasil, estima-se que 4,8 milhões de pessoas têm fibromialgia. Para tratar, é necessário ações multidisciplinares que envolvam o equilíbrio emocional, disciplina e atividades físicas do paciente, somadas, quando necessário, a prescrição de remédios para aliviar a dor.

Krás Broges ressalta a importância da informação e do apoio familiar ao paciente junto com o diagnóstico médico. Desta forma, parlamentares buscarão analisar estratégias públicas municipais de fomento a prevenção e diagnóstico da doença.