29/03/2024 09:57:49 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de novembro de 2021

Liga defende necessidade da realização de exames preventivos

A Liga de Combate ao Câncer esteve reunida com os vereadores na sessão Grande e Pequeno Expediente explanando sobre os cenários que envolvem os meses Outubro Rosa e Novembro Azul, relativos ao combate do câncer de mama e próstata, respectivamente.

Por convite do vereador Marcelo Broilo, a presidente da entidade, Silvia Rossi explica a importância da prevenção e do autoconhecimento como ferramentas de combate a doença. Estima-se que uma a cada 12 mulheres terão histórico de tumor, conforme explica a Sociedade Brasileira de Mastologia, mas as chances de cura são de 90% quando descobertos precocemente.

Silvia atenta também para a necessidade dos exames preventivos de próstata nos homens a partir dos 40 anos. Para o Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para cada ano do triênio 2020-2022 cerca de 70 mil novos casos, igualmente aos diagnósticos de mama e próstata.

A presidente enfatiza a eficácia dos exames de toque; e alerta sobre os sinais de alterações na próstata, que assemelham-se aos de infecções urinárias: sangue na urina, frequência e dor em urinar, entre outros. Os casos acentuam-se em públicos sedentários e com alimentação inadequada.

A realização de exames pode ser solicitada nos Postos de Saúde do Município, e a Liga está a a disposição para auxiliar. No momento, a entidade atende cerca de 160 pessoas mensalmente, com remédios, equipamentos ortopédicos e cestas básicas.