26/04/2024 22:50:44 - Farroupilha / RS
Atualizado em 31 de janeiro de 2020

Legislativo e Observatório Social estreitam relações para 2020

Vereadores presentes na reunião: Jonas Tomazini, Tadeu Salib dos Santos, Fernando Silvestrin e Jorge Cenci

Na noite desta quinta-feira o presidente da Câmara Fernando Silvestrin, acompanhado por membros da mesa diretora, esteve conhecendo a estrutura do Observatório Social (OS) de Farroupilha, bem como suas diretrizes de trabalho para este ano. Os parlamentares foram recepcionados pelo presidente da entidade, Carlos Paese, e o Executivo, Guilherme Pereira.

Fundado em 2018, o Observatório Social de Farroupilha atua de forma voluntária. Inicialmente suas ações eram direcionadas à análise de editais oriundos da Prefeitura Municipal. Atualmente o O.S. divide suas funções entre a fiscalização e a educação financeira, buscando o engajamento das empresas do município em concorrências públicas.

A Câmara de Vereadores colocou-se a disposição do Observatório, entendendo ser uma entidade técnica e apolítica de suas análises. Silvestrin ponderou a importância do O.S. para a economia e transparência dos gastos públicos, por essa razão, o Legislativo solicitará apoio da entidade sobre questões técnicas que por ventura possam ocorrer.

Paese enfatiza que, conforme rege o protocolo da entidade, o Poder Legislativo será acionado sempre que não houver uma resposta satisfatória ou concordância com o Executivo Municipal. Até o momento houve protocolado na Câmara 11 pedidos de esclarecimento por parte do Observatório referentes ao Executivo e Legislativo Municipal.