20/04/2024 00:56:05 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de outubro de 2021

Legislativo sedia evento do Condim em alusão ao Outubro Rosa

Durante a manhã desta quarta-feira, a Câmara Municipal propiciou uma roda de conversa com a deputada estadual Franciane Bayer, a qual enfatizou o empoderamento feminino diante as mais variadas circunstâncias. O evento, organizado pelo Conselho Municipal do Direito da Mulher (Condim) é em alusão ao período Rosazul, referente ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

A deputada apresentou ao público presente os casos de violência doméstica existentes na sociedade e a eficácia da denúncia contra o agressor. Atualmente, órgãos de segurança pública como polícia civil e militar possuem grupos especializados para atendimento dessas ocorrências, como a Sala das Margaridas, o disque 180, e a Patrulha Maria da Penha.

Ações envolvendo o cidadão, através de seus estabelecimentos comerciais estão sendo desenvolvidas como forma de assegurar a integridade da mulher, entre elas a Campanha do Sinal Vermelho e o da Máscara Roxa, onde a vítima, de forma silenciosa pode buscar ajuda em ambientes comerciais.

Já na Assembleia, Franciane apresentou a criação do Fundo Estadual de Proteção à Mulher e a instituição da Procuradoria Especial da Mulher, esta última um canal de atendimento da Assembleia, o qual busca o direcionamento das denúncias aos órgãos competentes, o diagnóstico da violência no Estado e o acompanhamento parlamentar junto aos órgãos de proteção.