04/05/2024 07:54:31 - Farroupilha / RS
Atualizado em 22 de agosto de 2023

Legislativo participa da XV Semana da Pessoa com Deficiência

A Câmara de Vereadores, através da Sessão Parlamentar desta segunda-feira esteve presente no calendário da XV Semana da Pessoa com Deficiência, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), presidida pela Débora Haupt, a qual esteve presente na Sessão juntamente com o Pablo Barretti, presidente da Afadev.

Os representantes explanaram aos vereadores sobre a importância de planejar a cidade com acessibilidade, pois a estrutura não apenas garantirá a autonomia de pessoas que portam alguma deficiência permanente, que hoje somam 08% da população farroupilhense; como também, para idosos, ou pessoas acometidas temporariamente por algum limite físico, explica Débora.

A Semana alusiva ao tema iniciou dia 19 e se encerrará dia 29. Neste período as entidades preveem rodas de conversas, caminhadas inclusivas e oficinas técnicas. A intensão, conforme aponta Pablo é a compreensão das pessoas e órgãos públicos sobre a necessidade de garantir mecanismos que permitam a autonomia de PcDs. Entre os exemplos apontados, os representantes citam a criação de praças sensoriais, rotas com acessibilidades entre bairros, centro e interior, e reforçam a necessidade de mais sinais sonoros nos cruzamentos de ruas da cidade.

Durante todo tempo em que o tema foi abordado, por solicitação do presidente da Afadev, os parlamentares mantiveram seus olhos vendados, criando novas sensações cognitivas através da experiência de não enxergar.