24/04/2024 19:39:13 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de junho de 2019

Legislativo trata sobre Terapias Assistidas com Animais

Realizou-se na noite de quarta-feira mais uma edição do projeto Legislativo em Ação, cujo tema era a Terapia Assistida com Animais. O evento, coordenado pela vereadora Eleonora Broilo, contou a participação dos adestradores Giovanni Lazzari e Jader Poletto, da fisioterapeuta Roberta Bernardi e, representando a Amafa, a diretora Aline da Rosa.

A Terapia Assistida com Animais (TAA) é uma prática utilizada por profissionais da área da saúde para estimular o desenvolvimento físico e mental do paciente. Entre as Terapias realizadas, o evento distinguiu duas: a cão terapia e a equoterapia, ambas utilizadas em Farroupilha.

Cães possuem em seu DNA instintos para serviços específicos, podendo eles serem vocacionados para a guarda, companhia familiar, caça, ou farejo, conforme explica Lazzari. A cão terapia utilizada pelo adestrador Poletto juntamente com a fisioterapeuta Roberta tem como propósito estimular crianças a praticarem atividades cognitivas e sensoriais. A dupla, durante a explanação esteve acompanhada da Dana, a boxer utilizada na cão terapia.

Já a equoterapia, diferentemente da cão terapia, utiliza o cavalgar como forma de fomentar a segurança do aluno, no que tange o equilíbrio, postura, a coordenação motora e a sensibilidade tátil. Esta prática é adotada pela Amafa, através da parceria com o Condim.

O evento teve como objetivo expor a importância do animal do desenvolvimento do ser humano, e o fomento de profissionais ligados ao bem estar dos animais. A entrada voluntária para o evento era um pacote de ração que foi entregue à Campanha Joaninha, a qual arrecadou 30 quilos de ração. O ponto de coleta segue na Câmara até dia 12 de julho.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804