Legislativo debate instalação de Universidade Federal na região
A Câmara de Vereadores de Farroupilha sediou na noite desta quinta-feira o Painel sobre a instalação de uma Universidade Federal na região Nordeste do RS. Para tratar do tema, estiveram presentes a deputada Federal Denise Pessoa, o deputado Estadual Pepe Vargas, a coordenadora da 4º CRE Viviani Vanessa Devalle e a professora e pesquisadora Deisi Noro.
A região serrana conta com mais de um milhão de habitantes e o movimento para que exista uma Universidade Federal não é recente. Pepe apresentou uma linha histórica de ações ocorridas desde a década de 90, proporcionando Escola Técnicas Federais e Institutos. Segundo a coordenadora da 4ª CRE, a região possui aspectos sociais e geográficos que permitam o desenvolvimento de uma Universidade na região, garantindo melhor qualidade de tempo do estudante serrano – aspecto defendido também pela pesquisadora Deisi.
Denise Pessoa, expôs que a região é composta por 48 cidades, a qual representa 11% do Estado. No perímetro, há 27 mil matrículas de estudantes de ensino Médio, o que representa um público em potencial para a Universidade. No aspecto econômico, a deputada entende que o ensino Federal é de qualidade e a presença de uma Universidade gratuita garantiria a permanência de profissionais qualificados na região.
O movimento vem sendo impulsionado pela deputada, sendo pauta também do Parlamento Regional e nesta sexta-feira em audiência no município de Gramado. Em Farroupilha, o evento foi oportunizado através do Programa Legislativo em Ação, presidido e ministrado pelo vereador Juliano Baumgarten. No ato criou-se o Comitê Pró-Universidade através da adesão de Associações e Sindicatos.
Entidades do Comitê Pró-Universidade:
– Afea
– Afapam
– Associação Moinho Covolan
– Sindicato dos Trabalhadores do Comércio
– Sindicato dos Metalúrgicos
– Sintrafar
– Sismuf
– UAB