25/04/2024 09:12:43 - Farroupilha / RS
Atualizado em 28 de abril de 2021

Legislativo cria comitê para tratar da poluição visual na cidade

Na tarde desta quarta-feira, os vereadores Gilberto do Amarante, Clarice Baú e Sandro Trevisan estiveram reunidos por vídeo conferência com os representantes do Executivo Municipal, RGE e entidades de classe do município, com o propósito de elaborar um plano de ação contra a poluição visual causada pelo excesso de cabos nos postes de energia elétrica.

Conforme explanou a gerente de relacionamento da RGE, Laíse Grzebieluckas, a empresa identifica como um dos problemas causadores do alto número de cabeamento em postes a possibilidade de haver o seu uso por empresas não cadastradas junto a RGE.

Laíse explica que a concessão dos postes para empresas de telecomunicações é de responsabilidade da RGE, porém há dificuldades técnicas em fiscalizar individualmente o seu uso. De toda forma, uma vez identificada a irregularidade, o prazo de notificação envolvendo as empresas de telefonia e a ANEEL pode chegar até 60 dias.

Visando dar celeridade ao processo de identificação e fiscalização do uso dos postes, o Legislativo buscará através de uma legislação municipal a identificação visual das empresas aptas em utilizá-los. Juntamente com o Executivo poderá trabalhar-se com a possibilidade de punição aos casos reincidentes.