Pular para o conteúdo
21/11/2024 04:39:13 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 22 de outubro de 2024

Kaingangs expressam cultura indígena através de livro e filmes

A Sessão Parlamentar desta segunda-feira contou com a participação da comunidade indígena Kaingang Pãnónh Mág a qual apresentou seu livro sobre a cultura medicinal indígena e externou a realidade da sua tribo localizada próximo ao Balneário Santa Rita.

Os relatos ficaram por conta do cacique Alexsander Candinho Ribeiro. A comunidade possui 33 famílias residindo na reserva. O local, cedido pelo Governo Municipal há 19 anos, possui atualmente uma Escola Estadual e uma Casa da Saúde viabilizada pela Sesai (Secretária Especial de Saúde Indígena) do Governo Federal.

Porém, diante dos eventos climáticos registrados este ano no Estado gaúcho, a reserva sofreu com riscos de desabamento e alagamentos, tornando o local perigoso. Diante disso, o cacique busca apoio do Legislativo Municipal para que interceda por uma área próxima, mas com características mais estáveis as futuras chuvas que por ventura possam ocorrer.

Aproveitando o ensejo, foi entregue a cada vereador um exemplar do livro “Alimentação e Plantas Medicinais na Cultura Kaingang”. A obra retrata a coleta, identificação e manipulação de plantas encontradas na nossa região para fins de saúde. As informações são acompanhadas de registros fotográficos e desenhos da cultura Kaingang.

O projeto cultural desenvolvido na comunidade também contempla dois curtas-metragens: Medicina Kaingang e Sabores Ancestrais.

Ao término, os vereadores entregaram ao cacique um ofício de reconhecimento ao trabalho apresentado pela tribo.

 

Programação