29/03/2024 03:33:09 - Farroupilha / RS
Atualizado em 28 de maio de 2019

Itacyr Feltrin se torna Cidadão Emérito de Farroupilha

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira a outorga do Título de Cidadão Emérito, ao senhor Itacyr Luiz Feltrin. A honraria é concedida para farroupilhenses que prestaram relevantes serviços ao município.

Feltrin foi o primeiro dentista de Farroupilha com formação na área, sendo também, em 1967 o fundador do Conselho Regional de Odontologia. Na década de 70, investia seu tempo na profissão e no trabalho voluntário realizado junto a Associação de Dentistas do RS, a qual foi um dos criadores.

Além da saúde bucal, o homenageado teve grande influência no desenvolvimento de Clubes Socias farroupilhenses como: do Comércio, Santa Rita, Primeiro de Maio; Circulo Operário e SERC Farroupilha. Ao lado de Antão de Jesus Batista e Thomaz Molina Martins fundou o Campanha Nacional de Educandários da Comunidade (CNEC) em Farroupilha, colégio voltado  na época para jovens trabalhadores.

Representando o Legislativo no ato, o vereador Tadeu Salib do Santos enalteceu a importância dada pelo Feltrin na educação para o mercado de trabalho e enfatizou a continuação de seu legado de moralidade e esforços através de sua esposa, filhos e netos. Presente na Sessão, o prefeito Municipal, Claiton Gonçalves parabenizou a história de Itacyr Feltrin e relembrou o desenvolvimento tecnológico que progrediu para dar mais condições de trabalho à pessoas com Feltrin.

A sessão foi acompanhada pelos filhos Bianca, Giancarlo e Fabiano, esposa Marlene, netos e demais familiares, além dos amigos conquistados ao longo de sua vida. A solenidade contou com a apresentação artística do Grupo Musical Som e Cor, e após, representando o homenageado, seu filho Fabiano utilizou a Tribuna para agradecer a indicação do nome de seu pai para essa honraria, e a influência que ele tem na construção da Família Feltrin.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804