20/04/2024 12:25:04 - Farroupilha / RS
Atualizado em 29 de agosto de 2022

Instituições de ensino são homenageadas na Casa Legislativa

esq. a dir: pres. Eleonora Broilo, irmã Nadir Contini, sec. Luciana Zanfeliz, diretora do CNSL Salete Finimundi Gasperin e diretora da Carlos Fetter, Heloísa Paganin Citron do Amarante.

Os vereadores prestaram suas homenagens em Sessão Solene a três instituições de ensino na noite desta-segunda-feira. Escola Estadual Carlos Fetter, Associação Educadora São Carlos e Colégio Nossa Senhora de Lourdes receberam do Poder Legislativo o reconhecimento por suas décadas de serviços prestados em Farroupilha.

Instituída antes mesmo da emancipação política da cidade, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes completa 105 anos. Sua instituição ocorreu com a vinda, em 1917, de irmãs do Estado de São Paulo, a fim de suprir a falta de uma escola para os imigrantes italianos. O colégio que inicialmente estava localizada no bairro Nova Vicenza, mudou-se para a rua Tiradentes em 1931, oferecendo também cursos profissionalizantes. Com o tempo expandiu-se e passou a ofertar também o ensino médio.

Parte desta história está atrelada a Associação Educadora São Carlos Borromeo, congregação dirigida por irmãs Scalabrinianas – entidade que celebra seis décadas com atuações nas áreas de educação, saúde e responsabilidade social, através de seus mais de quatro mil funcionários e dois mil alunos distribuídos nas escolas da Rede.

Também com 60 anos de atividades, a Escola Carlos Fetter foi fundada em 25 de maio de 1962, porém chamava-se na época Grupo Escolar São Vicente. O atual nome foi instituído em 1966 em homenagem a um dos primeiros moradores do município e colaborador no desenvolvimento da cidade.

Estiveram presentes na Sessão as direções e colaboradores das instituições; e representando o Executivo Municipal, a Secretária de Educação, Luciana Zanfeliz.