26/04/2024 14:14:04 - Farroupilha / RS
Atualizado em 29 de novembro de 2021

Guarda Municipal apresenta ações e competências do órgão

Os vereadores receberam na noite desta segunda-feira a Guarda Municipal de Farroupilha, através dos agentes Leandro Silveira da Silva e Maurício Vieira dos Santos, explanou sobre as funções do órgão e a efetividade de seus serviços. Sua vinda se deu por pedido do vereador Felipe Maioli.

A Guarda Municipal iniciou no município em 2014, e ao longo desses cinco anos, os agentes desenvolveram ações de segurança patrimonial, trânsito e apoio nas ações de fiscalização entre outros serviços desenvolvidos pela administração pública.

Com formação em primeiros socorros pelo Corpo de Bombeiros e na Acadepol do RS para defesa pessoal e tiro, a Guarda está capacitada para as abordagens e manejo de armas. Nos últimos meses os agentes tiveram grande participação na organização das estratégias de vacinação no Município; na patrulha em vias públicas, no período noturno com grande circulação de pessoas no comércio; nas escolas e no monitoramento do cercamento eletrônico.

Atualmente há cerca de 12 agentes atuando em Farroupilha. Conforme Silveira da Silva, a Guarda Municipal é um órgão fiscalizado pela Polícia Federal garantindo a efetividade e competência técnica dos agentes. Dessa forma os agentes buscam o apoio do parlamento para que a Guarda siga sendo capacitada com novas formações e equipamentos; a criação de uma Corregedoria e Ouvidoria exclusiva da Guarda Municipal.