24/04/2024 22:18:28 - Farroupilha / RS
Atualizado em 22 de junho de 2022

Frente sugere centralização de currículos de Jovens Aprendizes

A Frente Parlamentar em Defesa da Juventude deliberou na tarde desta terça-feira quanto sua análise referente ao Programa Jovem Aprendiz em Farroupilha. Conforme parecer da Frente, os vereadores propõem ao Executivo Municipal a criação de um banco digital de currículos dos potenciais Jovens Aprendizes da cidade. Sua gestão ocorreria em parceria com Senac e Senai de Farroupilha.

Estimulados a diagnosticar esse tema por parte do Ministério do Trabalho, a Frente colheu informações com auditores, Serviços S e entidades representativas. O Programa Jovem Aprendiz é regulamentado por Lei Federal e oportuniza a experiência técnico-profissional a jovens entre 14 e 24 anos, onde a empresa garante o ensino e a experiência profissional do estudante. Em contrapartida o empregador realizará o pagamento de 2% de FGTS, estará isento de multa rescisória e dispensa de aviso prévio remunerado.

Segundo a auditora do Trabalho, Denise Brambilla, Farroupilha em fevereiro deste ano possuía 160 vagas obrigatórias do Programa a serem preenchidas pelos empreendimentos da cidade. Ao analisar junto as entidades de classe, Senac e Senai, entendeu-se que há procura de vagas por parte dos jovens e capacidade de ocupação de vagas na aprendizagem pelas escolas profissionalizantes.

Diante disso, a fim de qualificar a pesquisa, o Legislativo, através da Frente Parlamentar sugere a intermediação dos contatos através da administração pública, centralizando a busca por currículos, e fomentando dados socioeconômicos para as estratégias de gestão pública, explica o presidente da Frente, vereador Juliano Baumgarten.

O documento será entregue aos representantes do Executivo Municipal, centros profissionalizantes, entidades de Classe, Ministério do Trabalho e Ministério Público. Na noite de terça, a Frente entregou em mão a presidente da Casa, Eleonora Broilo, uma cópia do trabalho realizado.