19/04/2024 00:33:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 10 de junho de 2019

Famurs ministra reunião sobre as rodovias da Uva e do Vinho.

Secretário Estadual Bruno Vanuzzi

A Câmara de Vereadores, através do vereador presidente Sandro Trevisan, juntamente com os parlamentares Arielson Arsego, José Mario Bellaver, Jorge Cenci  e Raul Herpich, participou da reunião promovida pela Famurs e Amesne em Garibaldi para tratar das rodovias da Serra Gaúcha.

O encontro contou com a exposição do Governo Estadual que aponta a parceria público privada como modelo de ação a ser tomada para garantir a qualidade viária das rodovias:  RS 122 entre São Vendelino e Farroupilha; a RSC 453 entre Bento Gonçalves e Farroupilha; a RS 446 entre Carlos Barbosa e São Vendelino.

Entre os secretários estaduais presentes, o de Parcerias (SEPAR), Bruno Vanuzzi, apontou, com base em estudos do PELT (Plano Estadual de Logística de Transporte) a necessidade de investir R$ 36 bilhões para o transporte terrestre, aéreo, hidroviário e ferroviário; sendo R$ 25 bilhões desses recursos exclusivos para as rodovias.

Com base na realidade financeira do Estado, não há a possibilidade de investir esse valor apenas com recursos públicos. Conforme exemplo dado por Vanuzzi,  concessões de pedágios que estão sendo estudadas em rodovias como a RSC 287 e ERS 324, o preço médio apresentado é de R$ 0,15/km de domínio, que serão utilizados para a manutenção e duplicação das rodovias.

Estiveram presentes na reunião representantes de Executivos Municipais, deputados estaduais, empresários, e vereadores.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804