04/05/2024 15:49:33 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de dezembro de 2023

Executivo Municipal mantém estabilidade financeira para 2024

Diferentemente de mais da metade dos municípios gaúchos, Farroupilha garantirá os recursos para o pagamento do funcionalismo público, investimentos e obras para 2024, atestou o Secretário de Gestão e Governo, Tiago Galvan na noite desta quinta-feira em Audiência Público a qual tratou das Receitas e Despesas do próximo ano.

Com um orçamento de R$ 473 milhões, R$ 75 milhões serão aportados no Fundo Próprio de Previdência, R$ 4,5 milhões ao Legislativo Municipal e R$ 398 milhões para a Administração Pública. Para isso, as fontes de receitas previstas são correntes e de capital.

Conforme apresentou o técnico Adriano Toigo, impostos, taxas e contribuições de melhorias equivalem a R$ 95 milhões, sendo o montante maior de receitas as transferências correntes, ou seja, recebimentos intergovernamentais, instituições privadas ou convênios, as quais somam-se R$ 267 milhões do orçamento.

Como despesas, Educação está elencada como a maior investidora dos recursos, R$ 134 milhões; seguido da Saúde com R$ 105 milhões; e Obras com R$ 43 milhões. O Projeto de Lei 050/2023 está sob análise da Comissão de Finanças e Orçamentos, responsável pela Audiência Pública, a qual foi mediada pelo seu presidente, vereador Marcelo Broilo.