19/04/2024 22:04:59 - Farroupilha / RS
Atualizado em 3 de dezembro de 2020

Em Audiência, Executivo Municipal apresenta Orçamento 2021

A Comissão de Finanças e Orçamento presidiu na noite desta quarta-feira a Audiência Pública referente aos projetos orçamentários referentes a 2021. Estão previstos para o próximo ano em Farroupilha cerca de R$ 310 milhões.

Serão aproximadamente R$ 88 milhões para a educação; R$ 59 milhões para a saúde e R$ 42 milhões na administração, sendo o restante ocupado para turismo, cultura, esporte, habitação, desenvolvimento econômico, assistência social, obras e encargos previdenciários. A Câmara de Vereadores detém 1,1% do orçamento.

2021 terá uma redução orçamentária, sem previsões de novos recursos oriundos das esferas Federal e Estadual – isso em razão da crise econômica instalada no país, principalmente por conta da pandemia causada pela Covid-19, aponta a Secretaria Municipal de Finanças. Este cenário é acompanhado pelos demais municípios, e governos estaduais, o qual o Rio Grande do Sul já projeta um déficit de R$ 8 bilhões no Orçamento de 2021.

Buscando atrair novas receitas, o Secretário de Finanças, Gilberto Galafassi aguarda uma mudança na legislação federal  referente ao Imposto Sobre Serviço (ISS), que, caso aprovada, amenizaria o déficit com os valores do ISS de empresas como cartões de crédito, planos de saúde e similares para Farroupilha.

A Audiência Pública ministrada pelo vereador Jonas Tomazini teve a presença do Prefeito Municipal Pedro Pedrozo, vereadores e secretários municipais.