29/06/2024 21:07:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 21 de junho de 2024

Evento aborda sobre cursos para Universidade Federal da Serra

A Câmara de Vereadores sediou na noite desta quinta-feira seu segundo Painel cujo tema era a implantação da Universidade Federal na Serra Gaúcha. O evento promovido através do programa Legislativo em Ação contou com representantes políticos, professores e membros do Comitê Pró-Universidade.

Em 7 de junho, Ministros do Governo Federal sinalizaram a implantação de um Campus da UFRGS no município de Caxias do Sul. Conforme o Comitê, um Campus deve ser considerado como um avanço para que, no futuro, seja instalado todo corpo estrutural de uma Universidade, desvinculando-se com a da capital gaúcha.

O debate recorreu a respeito dos setores econômicos da região, o qual sinalizaram os polos metal-mecânico, de moda e vitivinicultor como os principais para que os cursos oferecidos atendam estes mercados. Contudo, após interação com o público presente, ampliou-se a gama para a área da saúde através de especializações em terapia ocupacional e nutrologia; e agroecologia com foco no desenvolvimento da agricultura familiar.

O conteúdo do evento servirá de base na confecção de uma Carta de Intensões a ser destinada para o Ministério da Educação. No Legislativo em Ação, ministrado pelo vereador Juliano Baumgarten, estiveram presentes a coordenadora da 4ª CRE, Viviani Devalle; presidente do Parlamento Regional, Gilmar Peruzzo; presidente do Conselho Estadual de Educação, Antonio Maria Melgarejo Saldanha e Miguel Dallalba, representando a deputada Federal Denise Pessôa.