As estratégias da SEMMA para coleta de lixo em Farroupilha
O Secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Tiago Ilha esteve na Sessão da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira explanando aos parlamentares as estratégias da pasta para qualificar o recolhimento do lixo na cidade.
Segundo Ilha, apenas 4% do lixo coletado consegue ser reciclado, sendo que o restante culmina-se em ser armazenado no aterro sanitário do município. Para mudar esse índice, a Secretária aposta em políticas de educação ambiental para serem aplicadas na escola, sociedade e indústria.
No que tange a instalação de containers, a Secretária possui equipamentos para mapeá-los e informações sobre seus estados físicos. Os locais de instalação, atualmente são definidos junto com os moradores da localidade, e sua manutenção e limpeza geram um custo de R$ 45 mil por mês.
Previsto para ser apresentado aos vereadores, o Executivo Municipal apresentará projetos de fomento a reciclagem e compostagem por parte da população. Essas ações auxiliarão no meio ambiente, reduzindo a utilização do aterro, e gerando uma economia no custo da higienização dos containers.
Confira os horários de coleta do lixo de acordo com sua localidade:
Lixo Orgânico (Container verde)
Lixo Reciclável (Container Amarelo)