06/05/2024 23:02:54 - Farroupilha / RS
Atualizado em 28 de novembro de 2023

Escolas de Farroupilha são reconhecidas pelo Poder Legislativo

A Câmara de Vereadores, em Sessão Solene, relembrou a trajetória de algumas escolas de Farroupilha com décadas de atuação. Os Colégios Nossa Senhora de Caravaggio; José Fanton; Carlos Paese e CNEC tiveram o reconhecimento do Legislativo – este último a homenagem foi estendida a sua mantenedora.

Um vereador de cada partido vez uso do espaço para expressar a importância das escolas para Farroupilha; a ligação delas com a história da cidade e os exemplos bem sucedidos de relações entre Escola e comunidade.

Representando o Executivo Municipal, esteve presente a Secretária de Educação, Luciana Zanfeliz, onde ressaltou que a Educação sempre foi prioridade em Farroupilha, garantindo vagas para todas crianças e a boa relação entre as Escolas das esferas Municipal, Estadual e Particular.

Escolas homenageadas:

Diretora Elisângela Troes

Nossa Senhora de Caravaggio (76 anos): Fundada em 1947, iniciou suas atividades em Linha Amadeu, onde permaneceu até 1981 – vindo posteriormente para próximo do Santuário de Caravaggio. Atualmente a escola possui 226 alunos da educação infantil até o nono ano.

Diretora Nádia Cristina Pissáia

José Fanton (61 anos): Sua origem está ligada a história política da cidade. Com obras iniciadas em 1960, pelo governador Leonel Brizola, em 1962 foi inaugurada, sendo denominada com o nome de José Fanton, em homenagem ao pai do primeiro deputado de Farroupilha, Lidovino Fanton. O colégio foi agraciado em 2022 com o troféu Leonel de Moura Brizola pelo 1º lugar na categoria Ensino Fundamental da Rede Estadual, conforme IDEB.

Coordenadora Naira de Barba

Carlos Paese (54 anos): Com objetivo de atender a comunidade de Linha Paese, o colégio ao longo de suas cinco décadas alterou de nome e de esferas, sendo municipalizada em 2009, através da mobilização da comunidade. Atualmente a Escola conta com 145 alunos.

Isabel Kurmann e a diretora Juliana Rombaldi da Silva

CNEC (63 anos) | mantenedora (80 anos): Escola oferece aulas da Educação Infantil até o Ensino Médio, e conta atualmente com 489 alunos. Com foco na saúde e cidadania do aluno, o Colégio possui atividades extras que envolvem esportes, e projetos de empreendedorismo, campanhas filantrópicas e eventos familiares.

vice-pres. de finanças da mantenedora, Césio Verona