25/04/2024 14:04:10 - Farroupilha / RS
Atualizado em 9 de novembro de 2022

Entidades do turismo se posicionam sobre Plano Municipal

Por solicitação da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem Estar Social, a Câmara de Vereadores realizou na nesta quarta-feira uma Audiência Pública, cujo tema é o Plano Municipal de Turismo (PMT), em análise dos vereadores como Projeto de Lei 060/2022.

O PMT foi elaborado através de uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal, onde apresenta tendências da economia de turismo, públicos de interesse do setor e sustentabilidade.

A audiência foi ministrada pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, vereador Juliano Baumgarten e teve a presença de entidades como Comtur, Atuaserra, 1ª Colônia e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Farroupilha conta atualmente com cerca de 1200 leitos na rede hoteleira aptos para acomodar públicos do turismo religioso, rural, de aventura, comercial e gastronômico. O Plano também expõe outras opções de atividades, essas voltadas ao lazer, cultura e esportes.

Entre o público presente, manifestaram-se cidadãos com o tema, os quais enaltecem a evolução da cidade no segmento e a importância em acolher o esporte como ferramenta de turismo.

Posicionamento dos convidados:

Regina Ducati, secretária de Desenvolvimento Econômico: o plano é uma base de avaliação técnica nos pontos fortes e de aperfeiçoamento do turismo farroupilhense, onde alinha-se com o empreendedorismo.

Marisa Poloni, turismóloga da Primeira Colônia da Imigração Italiana: para obter um turismo eficiente, há a necessidade da parceria entre poder público e iniciativa privada. O PMT alinha os valores do turismo local com a vocação regional.

Marijane Bondan, Comtur: o projeto é uma referência importante para as realizações de ações na cidade de forma ordenada com estratégias pré-estabelecidas, e sua aplicação fortalece a pluralidade turística que Farroupilha apresenta.

Beatriz Paulus, Atuaserra: o PMT vai ao encontro da dimensão econômica do turismo. O cumprimento do papel de atualizar as políticas públicas dessa área fomentará novos investimentos ao município.