A educação e o início do ano letivo são pautas em Sessão
Para 2025 a rede municipal de Educação contabilizou 8.169 estudantes matriculados para o ano letivo sendo a maior parcela no ensino fundamental com 5.775 jovens e 1.391 crianças na educação infantil. A rede também conta com matrículas em serviços de contraturno e com vagas na esfera Estadual.
Os dados foram apresentados pela vereadora Glaci Silvestrin que expõe o crescimento de matriculas para um universo de 648 professores que atuam pela rede Municipal. Os números corroboraram com a opinião do vereador Cilonei Monteiro que apresentou um relatório com a ampliação de vagas em todos setores da educação, bem como melhorias nas estruturais escolares, exemplificando quadras esportivas cobertas, e ares-condicionados nas salas de aula.
Nesta linha, o vereador Clemente Valandro citou a importância da participação dos pais nas melhorias das escolas – entendendo que o Estado possui um processo mais moroso para que o reparo seja concluído.
Outro ponto apresentado, dessa vez pelo vereador Juliano, foi a decisão de reduzir turmas na Escola Carlos Paese. O vereador critica a ação tomada por entender que afeta na qualidade do ensino aplicado. Conforme o vereador Cilonei, a medida atinge 39 alunos, sendo estruturadas as aulas com a junção dos 1º e 2º anos – totalizando 24 alunos e o 3º e 4º juntos com 15 alunos.
Por fim, tema também da última sessão parlamentar, a contratação de monitores e auxiliares de apoio seguem em processo de contratação, uma vez que o aluno que utilizar desses serviços passa por uma triagem para melhor compreensão de suas necessidades.