29/04/2024 18:42:46 - Farroupilha / RS
Atualizado em 27 de junho de 2023

Ecofar avalia abrir quinta célula para aterramento de resíduos

Presentes na Sessão Parlamentar nesta segunda-feira, o presidente da Ecofar, Evandro Breda esteve acompanhado da secretária Municipal de Urbanismo, Cristiane Girelli, a fim de apresentarem aos vereadores o cenário que envolve o aterro sanitário da cidade.

Localizado no bairro América, o aterro sanitário está atualmente com 65% da capacidade prevista na atual célula de tratamento. O local já está em sua 4ª unidade de aterramento, com capacidade de ingressar uma 5ª célula na mesma área, explica o presidente da Ecofar.

No aterro, a Ecofar é responsável pela separação dos resíduos orgânicos e recicláveis, armazenamento e canalização do chorume. Este, por sua vez é transferido para uma empresa especializada. A secretária de Urbanismo já estuda a criação de uma Estação de Tratamento da substância, gerando maior economicidade a empresa e uma gestão ambiental mais controlada.

Breda pondera que mensalmente órgãos de Meio Ambiente analisam amostras de solo e não há apontamentos quanto a gestão ambiental da Ecofar. As três células anteriores já possuem cobertura vegetal sem vestígios de contaminação.

Questionados pelos vereadores quanto a celeridade de resíduos enterrados, a secretária aponta, com dados desde 2018, que o aterro recebe cerca de mil toneladas por mês. Esse número é causado por uma ausência de consciência ambiental de parte da população, porém Cristiane pondera o fortalecimento de campanhas educativas e orientativas para auxiliar na mudança de comportamento.