27/04/2024 03:58:03 - Farroupilha / RS
Atualizado em 14 de março de 2024

Doenças Crônicas são tratadas em evento no Legislativo

Realizado pela Frente Parlamentar de Apoio aos Direitos da Mulher, a Casa Legislativa abriu suas portas para um painel de debates do qual tratou de doenças crônicas, fibromialgia e lúpus. O evento contou com profissionais da área da saúde e direito e encerrou com o lançamento do “Selo + Empatia”.

Mediado pela vereadora Clarice Baú, presidente da Frente Parlamentar, a ação reuniu um público de estudantes, profissionais da saúde e mulheres portadoras de algum tipo de doença crônica. A Mesa foi composta pela doutora Gabriela Lehmen, a fisioterapeuta Daniela Klunk e a psicóloga Eliane Veronese.

Doenças crônicas podem ser referenciadas através de patologias cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, câncer ou depressão. Essas doenças, apesar de não serem em muitos casos consideradas PCDs, profissionais da saúde de Farroupilha entendem que necessitam de um atendimento diferenciado.

Por força de Lei, pessoas portadoras de doenças crônicas já possuem benefícios governamentais, como isenção de impostos, carteiras de habilitação especiais entre outros. Porém o evento aponta para a necessidade de uma sociedade mais capacitada em atender este público.

Para isso, o Legislativo municipal através da Frente Parlamentar das Mulheres, Pró-Saúde, Coordenadoria da Mulher Gabinete da Primeira Dama e Executivo Municipal lançaram o “Selo + Empatia” cujo propósito é capacitar empresas, entidades e comércio através de um atendimento humanizado a pessoas com doenças crônicas. A ação visa tornar o município apto no atendimento e acolhimento dessas pessoas.

Ações semelhantes já ocorrem em Farroupilha, à exemplo da Lei Lucas que capacita na manobra de Heimlich contra engasgos; ou o Me Respeita voltado a proteção da mulher contra violência e assédio.