25/04/2024 22:08:15 - Farroupilha / RS
Atualizado em 14 de junho de 2022

Defesa Civil propõe maior participação popular junto ao órgão

A Câmara de Vereadores recebeu o coordenador da Defesa Civil, Ênio Ferreira, que durante a Sessão Parlamentar desta segunda-feira pontuou a importância do órgão para os municípios e a importância da participação da população junto a Defesa Civil.

Com foco nas situações de emergência e de calamidade pública, a Defesa Civil busca ações voltadas à segurança, tendo a responsabilidade de avaliar preliminarmente, quando possível, cenários que apresentem algum tipo de risco.

O órgão é formado por voluntários, e conta com a participação de entidades públicas e representativas. A Defesa Civil possui planos de ações que envolvem desde busca e resgate até a gestão de abrigos. Para isso a colaboração da sociedade civil é importante. Ferreira cita a parceria já realizada com grupos de jipeiros e motos para os casos de trânsito em lugares de difícil acesso.

Os vereadores parabenizaram a atuação da Defesa Civil, engajando-se na atuação por mais investimentos ao órgão. A experiência organizacional da entidade foi lembrada pelos parlamentares em campanhas de doação de alimentos e roupas já realizadas na cidade para municípios afetados por desastres naturais.