20/04/2024 04:52:41 - Farroupilha / RS
Atualizado em 27 de maio de 2020

Defesa Civil coordenará enfrentamento da estiagem no interior

Em reunião na tarde desta quarta-feira, o Prefeito Municipal, Pedro Pedrozo, direcionou as operações que visam amenizar a crise hídrica do interior de Farroupilha para a Defesa Civil, que contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Comissão Parlamentar de Agricultura, Emater, Corpo de Bombeiros e Sintrafar.

O grupo de trabalho esteve reunido na terça-feira, dia 19, para apresentação do cenário que se encontrava Farroupilha sobre a crise hídrica. O encontro propiciou a promulgação do Decreto Municipal 6.796 que declarou situação de emergência na área rural do município. Nesta tarde, conforme informações da Emater, as chuvas que ocorreram recentemente amenizaram a situação, tendo captado uma média de 140 mm no mês de maio.

Apesar das situações mais urgentes apresentarem uma estabilidade, o grupo já projeta ações de prevenção a novos ciclos de estiagem. A convite do chefe da Defesa Civil de Farroupilha, Ênio Ferreira, o coordenador regional da entidade de segurança, tenente coronel Sandro Gonçalves da Silva, explanou sobre os procedimentos adotados em outros municípios do Estado.

Projeta-se a abertura de açudes, otimização de vertentes e construção de cisternas para evitar nova escassez de água no interior. Para isso, os poderes Legislativo e Executivo buscarão junto ao Governo do Estado maquinários para desenvolvimento das ações, enquanto que a Emater disponibilizará sua estrutura para perícias de solo e água. O trabalho será orientado por diagnósticos feitos junto com as Associações de Água Potável do município.

Representando o Legislativo, esteve presente na reunião, o vereador Arielson Arsego, membro da Comissão Parlamentar de Agricultura. O próximo encontro ficou agendado para o dia 22 de junho.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural solicita que o cidadão do interior que estiver com falta de água potável deve entrar em contato através do telefone: 3261.6931 ou 98404.5561 no horário de expediente da Prefeitura Municipal.