Defesa Civil coordenará enfrentamento da estiagem no interior
Em reunião na tarde desta quarta-feira, o Prefeito Municipal, Pedro Pedrozo, direcionou as operações que visam amenizar a crise hídrica do interior de Farroupilha para a Defesa Civil, que contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Comissão Parlamentar de Agricultura, Emater, Corpo de Bombeiros e Sintrafar.
O grupo de trabalho esteve reunido na terça-feira, dia 19, para apresentação do cenário que se encontrava Farroupilha sobre a crise hídrica. O encontro propiciou a promulgação do Decreto Municipal 6.796 que declarou situação de emergência na área rural do município. Nesta tarde, conforme informações da Emater, as chuvas que ocorreram recentemente amenizaram a situação, tendo captado uma média de 140 mm no mês de maio.
Apesar das situações mais urgentes apresentarem uma estabilidade, o grupo já projeta ações de prevenção a novos ciclos de estiagem. A convite do chefe da Defesa Civil de Farroupilha, Ênio Ferreira, o coordenador regional da entidade de segurança, tenente coronel Sandro Gonçalves da Silva, explanou sobre os procedimentos adotados em outros municípios do Estado.
Projeta-se a abertura de açudes, otimização de vertentes e construção de cisternas para evitar nova escassez de água no interior. Para isso, os poderes Legislativo e Executivo buscarão junto ao Governo do Estado maquinários para desenvolvimento das ações, enquanto que a Emater disponibilizará sua estrutura para perícias de solo e água. O trabalho será orientado por diagnósticos feitos junto com as Associações de Água Potável do município.
Representando o Legislativo, esteve presente na reunião, o vereador Arielson Arsego, membro da Comissão Parlamentar de Agricultura. O próximo encontro ficou agendado para o dia 22 de junho.