26/04/2024 07:20:36 - Farroupilha / RS
Atualizado em 1 de dezembro de 2017

Debate apresenta modelo de mobilidade para a Serra Gaúcha

Duplicações de rodovias, transporte ferroviário de carga e aeroportos regionais foram algumas das opções referenciadas na audiência pública sobre Infraestrutura Regional que ocorreu na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira, realizada pelo Parlamento Regional.

O Corede Serra, representado pelo administrador Marcelo Nichele iniciou o evento apresentando a pesquisa realizada pela instituição onde elenca como prioridades da Serra a construção de um aeroporto regional, e as duplicações em trechos da RSC 453, BR 470 e RS 122. A estimativa de custo, conforme a apresentação de Nichele é de R$ 1,5 bi para sua conclusão.

Debateu-se a necessidade do transporte ferroviário, com base no polo metalomecânico da Serra Gaúcha e sua carga de elevado peso. O trem visaria uma melhor viabilização  e conservação das rodovias ao ligar o transporte ferroviário aos portos no Estado.

Fotos: Gabriel Venzon

Estiveram presentes na audiência representantes do CIC Serra, governos municipais de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Nova Prata, além de membros da Metroplan e o deputado federal Assis Melo, que sinalizou a união entre municípios como essencial na busca de recursos ou parcerias para a região.

Na manhã desta sexta-feira, o Secretário Estadual de Transportes, Pedro Wesphalen ressaltou em entrevista à imprensa a duplicação da RSC 453 como necessária para a demanda de veículos que trafegam pelo trecho entre Farroupilha e Bento Gonçalves.

O Parlamento Regional encaminhará ao Governo do Estado uma Carta de Intenções com base na audiência.

Prioridades elencadas pelo Corede Serra:

1.Implantação de um novo aeroporto para atender a região da Serra, em área de 444,5 ha

2.Pavimentação de aproximadamente 14 km entre Vila Oliva, em especial do novo aeroporto, até Fazenda Souza

3.Duplicação de um trecho de 25 km da RSC-453

4.Triplicação do trecho de 13 km da rodovia entre Farroupilha e Caxias do Sul

5.Duplicação do trecho de 19 km da ERS-453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves

6.Duplicação de um trecho de 80 km da BR-470 entre Carlos Barbosa e Nova Prata (ERS-324)

7.Duplicação de 18,6 km ERS-122 entre Farroupilha e São Vendelino