26/09/2024 19:05:56 - Farroupilha / RS
Atualizado em 4 de setembro de 2024

CTGs indicam tradicionalistas para Medalha Tibiriçá dos Santos

Cinco tradicionalistas foram indicados por seus Centros de Tradição Gaúcha para receber a Medalha Tibiriçá dos Santos, em reconhecimento a suas participações na cultura gaúcha em Farroupilha.

O ato ocorrerá no dia 16 de setembro, em meio a programação da Semana Farroupilha, no Largo Carlos Fetter. A entrega está prevista para as 18 horas pelo Poder Legislativo que estará no Acampamento Farrapo realizando sua Sessão Solene alusiva aos feitos históricos dos gaúchos.

O tradicionalismo através da história dos indicados é marcada por dedicação e comprometimento; laços familiares e um estilo de vida presente na rotina de cada gaúcho. Suas contribuições vão da administração das entidades à organização de eventos.

Indicados:

Francisco Alberi Barbosa (CTG Chilenas de Prata)

Juarez Valer (CTG Aldeia Farroupilha)

Luciano Ludwig (CTG Rancho de Gaudérios)

Pedro Antônio Gaviraghi (CTG Ronda Charrua)

Rodrigo Balestrin Godinho (Piquete Garrão de Potro)

Medalha Tibiriçá dos Santos

Neste ano, a Câmara de Vereadores alterou o nome Medalha Mérito Farroupilha, promulgada em 2011, para Medalha Tibiriçá dos Santos. Em reconhecimento ao tradicionalista Tibica como era popularmente conhecido, que faleceu em fevereiro de 2023.

Em vida sua trajetória no tradicionalismo foi marcada pela música, tendo desde jovem a oportunidade de tocar em rádios; e pela dança através dos CTGs Ronda Charrua, Rancho de Gaudérios e Aldeia Farroupilha. Ativo participante de Fegarts e Enarts, além de rodeios e festivais.