27/09/2024 00:41:21 - Farroupilha / RS
Atualizado em 15 de agosto de 2024

CSG apresenta minuta das obras previstas para a RSC 453

Após dois meses da reunião que ocorreu entre a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e comunidades de Linha Alencastro e Rio Burati, a Câmara de Vereadores oportuniza novo encontro através de uma Audiência Pública na noite desta quarta-feira, para retomar o debate das obras previstas para a RSC 453.

Em 13 de junho, a CSG recebeu, por intermédio do Poder Legislativo, as comunidades do 2º Distrito, as quais reivindicam junto a empresa melhores acessos para as comunidades daquela região. Na ocasião foi entregue ao diretor Ricardo Peres um projeto técnico das solicitações a fim de que sejam contempladas junto com a ampliação viária prevista.

Nesta semana, Peres apresentou na Audiência Pública uma minuta do novo projeto a ser desenvolvido, este, já com algumas das demandas propostas pela comunidade, entre elas, duas rótulas alongadas, uma no km 104 (Nova Sardenha) e outra no km 109 (Linha Alencastro); e entre elas, no km 107, uma transposição em desnível, explica o diretor.

A Audiência também contou com a representação da UAB, Sintrafar, Afea e Executivo Municipal, as quais defendem rodovias de fluxo constante e segurança aos usuários. Outros pontos citados pela manifestação popular foi o aperfeiçoamento no trecho que envolve a Rótula de Nossa Senhora de Caravaggio e o cruzamento da RS 122 entre os bairros Centenário e Monte Pasqual.

Calendário de Obras

No que tange rodovias que margeiam Farroupilha, a CSG já prevê a duplicação da RSC 453 para 2025. As obras estarão compreendidas entre os KMs 101 e 119 (Bento Gonçalves/Farroupilha). Neste mesmo ano, a RS 122 também receberá duplicações entre os KMs 69 e 80, trecho caxiense. Já em 2026 a conclusão desta rodovia, ligando Caxias do Sul com São Vendelino.

Em 2029 retornaremos a ver obras de ampliação na RSC 453, desta vez quatro quilômetros de triplicação na área mais urbana de Farroupilha, entre os KMs 119 e 121.