25/04/2024 18:43:38 - Farroupilha / RS
Atualizado em 16 de agosto de 2021

Contra a seca hídrica, Corsan estuda transposição de rios

A Companhia Rio Grandense de Saneamento, a Corsan, através do engenheiro Marcelino Blacene Sella, esteve presente na Sessão Parlamentar desta segunda-feira explanando aos vereadores sobre as estratégias da companhia para amenizar os impactos da escassez de água que vem ocorrendo na região.

A vinda do departamento de Obras da Corsan se deu através do requerimento 194/2021 de autoria dos vereadores da Bancada do PDT, onde os parlamentares buscam mais informações quanto ao projeto de transposição da Represa São Miguel à Barragem do Buratti, localizada no 2º Distrito de Farroupilha.

O sistema de transposição direciona um novo fluxo da água de rios, açudes e poços para a represa central, culminando em mais opções de captação em períodos de seca. A medida já foi realizada nas regiões gaúchas do Pampa, Planalto, Centro e Sul.

Segundo Sella, através da transposição da São Miguel ao Burati possibilitaria a garantia do serviço entre os meses de maio e novembro com o bombeamento de 200 litros por segundo. Atualmente o projeto segue na fase de estudos com uma previsão orçamentária para execução de R$ 15 milhões.

Para 2021 a Corsan optou em fortalecer o serviço de saneamento em Farroupilha com a implantação de novos reservatórios, instalados em pontos estratégicos da cidade, bem como em novas adutoras para os respectivos abastecimentos.