03/05/2024 01:57:12 - Farroupilha / RS
Atualizado em 14 de julho de 2023

Consulta oftalmológica é a mais aguardada por pacientes SUS

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou na Câmara Municipal a lista de consultas por especialidades, número de pessoas que aguardam e tempo médio de atendimento. Entre os dados disponibilizados via plataforma Estadual (Gercon), a oftalmologia geral possui 1.046 farroupilhenses aguardando consulta, cujo o tempo médio de espera é de 21 meses.

O documento refere-se a resposta de um Pedido de Informação, protocolado pelos vereadores Juliano Baumgarten e Roque Severgnini. Contendo na lista 31 especialidades para consultas, o documento não discrimina critérios de urgência e prioridades para atendimento. Entre as consultas realizadas no município de Farroupilha, o tempo médio de espera mais longo é cinco meses, nas especialidades: cardiologia, dermatologia e neurologia. Consultadas endocrinológicas são atendidas em sete dias.

O Gercon é o sistema de marcação de consultas do Governo Estadual. Adotado de forma conclusiva em novembro de 2022. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a plataforma analisa em âmbito estadual os casos e dá prioridade aos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema.