24/04/2024 09:18:40 - Farroupilha / RS
Atualizado em 16 de maio de 2022

Conselho Tutelar atua combatendo as violações da criança

A Câmara de Vereadores recebeu na noite desta segunda-feira o Conselho Tutelar, no ato, representado pelos conselheiros Claudiomiro da Silva e Carmen Brand. Suas vindas se deram por convite dos vereadores da Bancada do MDB, para que fosse explanado sobre os serviços realizado pelo Conselho em Farroupilha.

Atualmente o município possui cinco conselheiros tutelares, eleitos pelo período de quatro anos, os quais tem, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de garantir o direito do jovem, servindo como ponte entre a criança e os centros de referências de atuação.

Conforme dados apresentados, em Farroupilha no ano de 2021, a maioria das ocorrências estiveram relacionadas com casos de conflito familiar e negligência. Quando somados aos atendimentos administrativos, denúncias, audiências e orientações, o número de diligências alcança 25 mil ações por parte do Conselho Tutelar no último ano.

Nesta semana, o Conselho realizará ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil, em alusão ao dia 18 de maio, data nacional de reflexão sobre o tema. Já para o segundo semestre, Claudiomiro projeta o Programa nas Escolas “Conselho Tutelar Miriam”, visando orientar jovens a identificar os tipos de agressões a serem combatidas.

Para denúncias, o cidadão pode ligar no (54) 3268.3985, ou nos canais 24 horas: 100 e para a Brigada Militar, 190. Em novo endereço, o Conselho Tutelar atende de forma presencial na rua 13 de Maio, próximo ao Fórum.

Principais ocorrências atendidas 2021
Abuso sexual – crianças 11