29/03/2024 07:21:46 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de setembro de 2022

Comitiva apresenta resultados da viagem a Cadaval/Portugal

Integrantes da comitiva com destino a Cadaval (Portugal) estiveram na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira explanando aos vereadores os resultados da viagem que tinha como objetivo estratégias de negócios na área do turismo, gastronomia e agricultura.

A viagem foi propiciada através de um convênio entre Farroupilha e Cadaval em 2019. Por edital, em 2020, cinco empresários foram selecionados para participar da comitiva: Felipe Bertuol, Mônica Schneider, Débora Feltrin, Fernanda Tonini e Mônica Verona estiveram na terra lusitana no período entre 25 de abril e 25 de maio.

A cidade portuguesa é de economia agrícola, com foco na produção de uvas, vinhos, peras e cereais. Semelhante com a economia farroupilhense, Cadaval possui vinícolas no sistema cooperativista através da agricultura familiar, e seus vinhos são considerados leves, similares ao frisante gaúcho, explicam Mônica Schneider e Bertuol.

Esta região aposta na experiência de festivais e espaços de lazer associadas ao consumo de suas bebidas. Conforme Mônica Verona, a valorização dos produtos locais é explícita entre os portugueses. O culto religioso a Nossa Senhora de Fátima se compara com a crença farroupilhense a Nossa Senhora de Caravaggio.

A experiência adquirida é considerada positiva pelos empresários que também puderam visitar empresas alimentícias, museus entre outros pontos da cultura portuguesa. Com seus retornos, Débora e Fernanda ressaltam o potencial de crescimento que Farroupilha pode alcançar nos setores comerciais da gastronomia, enologia e hotelaria da cidade, através de estratégias que visem a qualificação dos serviços e produtos ofertados junto com os aspectos e culturas locais.

Os viajantes foram contemplados pelo convênio com as passagens aéreas e alojamento, ficando sob suas responsabilidades a alimentação, deslocamento interno e demais despesas pessoais.