28/03/2024 12:49:19 - Farroupilha / RS
Atualizado em 1 de dezembro de 2020

A necessidade de novo cálculo atuarial é debatido em reunião

Em reunião na tarde desta segunda-feira, vereadores membros das Comissões de Constituição e Justiça; e de Finanças e Orçamento estiveram com o Conselho Municipal de Previdência explanando sobre a base de cálculo atuarial de Farroupilha.

O cálculo atuarial é a ciência que expõe as previsões financeiras das administrações com base no tempo de serviço dos servidores municipais. A realização do cálculo tem como referência a base de dados de servidores do Município.

Segundo os conselheiros, o Executivo Municipal busca realizar de um novo calculo atuarial, porém o Conselho contesta a ação neste momento, uma vez que a base cadastral segue desatualizada, tornando o resultado do cálculo ineficaz.

No encontro, parlamentares e conselheiros propuseram que seja realizada por uma empresa contratada a atualização da base de dados junto com todos os servidores municipais. Atualmente a base é gerida de forma online, através de informações preenchidas pelos próprios funcionários, conforme explica o Conselho.

Estima-se até março de 2021 a necessidade dos resultados finais do cálculo atuarial, e que o processo de informações seja posteriormente realizado pelos recursos humanos da Administração Pública.

As decisões debatidas na reunião serão apresentadas ao Executivo Municipal mediante ofício. Presentes na reunião estiveram os vereadores Jorge Cenci e Tadeu Salib dos Santos da Comissão de Constituição e Justiça, e Josué Paese Filho da de Finanças e Orçamento.