26/04/2024 05:23:06 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de julho de 2021

Comissão escuta ambulantes sobre comércio em Farroupilha

A Comissão Especial que trata do comércio ambulante reuniu-se na tarde desta quinta-feira com parte dos imigrantes senegaleses que atuam em Farroupilha com a venda itinerante de produtos oriundos de São Paulo.

A Comissão, criada em maio, tem como intuito entender os impactos sociais e econômicos do ambulante na cidade. Presidida pelo vereador Juliano Baumgarten, o grupo já esteve reunido com secretários Municipais e entidades de Classe para tratar do tema.

Nesta semana, os ambulantes voltaram a reivindicar junto aos vereadores um espaço físico para seu comércio. Questionados sobre a possibilidade de inserção do grupo de imigrantes em setores da indústria farroupilhense, os senegaleses explicam que o salário é menor que o lucro adquirido no centro, e por conta das despesas e do auxílio repassado a familiares no Senegal, a mudança não é viável.

Para atuar como ambulante em Farroupilha, o vendedor deve possuir um Alvará de Referência junto a Prefeitura, possuir nota fiscal dos produtos, trabalhar de forma itinerante e em áreas onde não há zona azul.

Esteve na reunião Baumgarten e os vereadores Gilberto do Amarante e Felipe Maioli. Para os próximos dias, a Comissão analisará todas as informações colhidas nestes dois meses de reuniões para buscar a melhor viabilidade a todos.