24/04/2024 17:06:19 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de março de 2021

Comam debate estratégias para o recolhimento de resíduos

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente participou na noite desta quinta-feira da reunião promovida pelo Comam (Conselho de Meio Ambiente) a qual se debateu recursos do Fundo, a prestação de serviços da Ecofar e as estratégias desenvolvidas sobre os resíduos recicláveis.

Presente na reunião a secretária de Planejamento, Cristiane Girelli Chiele apresentou aos membros do Conselho, o recolhimento do lixo pela Ecofar em um período de 30 dias. A empresa recolheu cerca de mil de toneladas de resíduos orgânicos; e 270 toneladas de seletivo destinados ao serviço de reciclagem proporcionado pela cooperativa de recicladores da Vila Esperança.

Outro ponto abordado na reunião referente ao recolhimento de resíduos é a possibilidade de ampliar o trabalho socioeducativo referente ao despejo de resíduos de obras. Ao encontro das deliberações, o vereador Davi de Almeida, membro da Comissão de Meio Ambiente defendeu a profissionalização do setor de reciclagem e a manutenção das responsabilidades atribuídas ao serviço de recolhimento de lixo, visando diminuir o ônus aos cofres públicos e os impactos no aterro sanitário.

A reunião, que ocorreu de forma virtual, contou com a presença também dos vereadores Calebe Coelho e Eleonora Broilo; membros de sindicatos, escolas, associações e Executivo Municipal.