26/04/2024 07:01:45 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de dezembro de 2022

Com três emendas rejeitadas, orçamento de 2023 é aprovado

A Sessão Ordem do Dia que ocorreu nesta terça-feira a noite na Câmara de Vereadores teve como pauta principal o Projeto de Lei 067/2022, o qual estima as receitas e despesas do Governo Municipal para 2023.

Com uma receita de R$ 414 milhões, metade dos recursos serão destinados para a Educação e para a Saúde, onde serão contempladas com cerca de R$ 125 milhões e R$ 81 milhões respectivamente.

A proposição após passar pela análise das Comissões Parlamentares e por Audiência Pública, recebeu, durante seu trâmite, três emendas modificativas: uma do vereador Juliano Baumgarten e duas do vereador Gilberto do Amarante, todas rejeitadas por maioria dos votos.

Baumgarten buscava transferir R$ 400 mil previsto na Habitação para o Programa “Farroupilha Cultura e Lazer”; já Amarante, indicou o encaminhamento de R$ 5 milhões, fruto de superávit para a Secretária de Obras, e outros R$ 50 mil da Pasta de Meio Ambiente para a manutenção de praça pública.

Vereadores oposicionistas as emendas, defendem a originalidade do projeto por conta de uma perspectiva cautelosa quanto ao cenário econômico de 2023. Conforme o vereador Marcelo Broilo, líder de Governo, ao longo do ano recursos poderão ser remanejados dada a necessidade. O PL 067/22 foi aprovado por todos e retorna ao Executivo Municipal para sanção.