04/05/2024 03:14:58 - Farroupilha / RS
Atualizado em 30 de outubro de 2023

Casa reconhecerá artistas locais como Destaques Culturais

Na próxima semana, em 06 de novembro, a Câmara de Vereadores certificará cinco personalidades artísticas do município com o Certificado Destaque Cultural 2023. As indicações dos nomes partiu da Comissão de Infraestrutura e Bem Estar Social; Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Cultura.

A Sessão Solene sucederá o Dia da Cultural, comemorado nacionalmente em 05 de novembro. Neste ano, as categorias definidas foram: Música, Artes Plásticas, Folclore, Literatura e Cinema.

A Sessão Destaque Cultural busca reconhecer e prestigiar os esforços artísticos de farroupilhenses nos variados segmentos. O ato contará com a exposição histórica de cada indicado e a apresentação artística dos mesmo.

Indicados:

Banda Municipal Cinquentenário (música): fundada em 1984, a banda atualmente é regida pelo maestro Rodrigo Ziliotto e 15 membros, sendo participante de inúmeros eventos municipais.

Pedro Emiliano Bin Capellari (artes plásticas): através de colagens, pinturas e instalações sua arte apresenta a reutilização de materiais como conceito. Seu trabalho já esteve exposto em galerias da cidade, Caxias do Sul e Porto Alegre,

Grupo Náni (folclore): ingressou na disseminação da cultura italiana através da demonstração do jogo de mora, expandido o movimento e ganhando novos integrantes. Atualmente o grupo conta do 19 membros.

Adelino Roque Júnior (literatura): Escritor e editor de livros desde 2000, possui mais de 65 obras publicadas e quatro prêmios literários. Ativista da arte literária disponibilizou mais de 10 mil exemplares gratuitamente e possui 33 livros digitais gratuitos.

Curtas Colégio Estadual Farroupilha (cinema): o CEF possibilita a inserção de estudantes no mundo do cinema com direção, roteiro, edição e encenação. Os trabalhos realizados estão presentes em 8 diferentes premiações, entre elas, Festivais nos EUA, Nova Zelândia e Londres.