Câmara reforça pedido para ter uma Delegacia da Mulher
A Câmara Municipal esteve presente no workshop realizado pelo Executivo, o qual recebeu a delegada Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil do RS que explanou sobre a polícia judiciária no combate a violência contra a mulher.
De encontro ao tema, o vereador Fabiano Piccoli, membro da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, entregou em mãos para a delegada, o Ofício redigido em 2017 pelo Poder Legislativo, Condim e OAB subseção Farroupilha, solicitando ao Governo Estadual uma Delegacia da Mulher (DEAM) na cidade.
Na época, o então secretário de Segurança Pública (SSP) do Estado anunciou a possibilidade de instalação de um cartório especializado, porém o mesmo haveria de aguardar a transferência da delegacia para a nova sede para efetivar-se.
A Carta entregue em dezembro de 2017 expunha a média de um caso por dia envolvendo algum tipo de violência doméstica em Farroupilha. Além do cartório, a SSP apresentou o programa Mediar, uma ação que busca a conciliação de conflitos por trâmites mais informais. O programa com atuação em cerca de 40 cidades age nas situações de perturbação do sossego público e em específicos casos de violência contra a mulher.
O Legislativo, através de Piccoli reforçou junto a nova chefe de Polícia Civil a necessidade da instalação da DEAM, visando um atendimento mais digno as vítimas de violência doméstica.