28/03/2024 09:08:37 - Farroupilha / RS
Atualizado em 2 de julho de 2019

Legislativo Municipal implanta Comissão Parlamentar de Ética

O presidente do Poder Legislativo, Sandro Trevisan, acatou a solicitação feita pelo vereador Fabiano Piccoli, sobre a instalação de uma Comissão de Ética, cujo trabalho é averiguar se houve quebra de decoro parlamentar do vereador suplente Raul Herpich, nos fatos apontados pelo Ministério Público no dia 19 de junho.

O MP deflagrou a operação Peter Pan no dia 19 de junho, a qual culminou em um mandado de busca e apreensão de documentos vinculados ao então vereador suplente Raul Herpich, na Câmara Municipal. Em coletiva de Imprensa, a Promotoria apresentou a investigação sobre suposto desvio de dinheiro de cooperativas habitacionais para a conta particular de Herpich e de seus familiares. Segundo a promotora Jeanine Mocellin, há a possibilidade de o acusado ter aproveitado da função pública para ganhar a confiança dos associados.

O pedido de instalação da Comissão de Ética foi assinado pelos vereadores Piccoli, Odair Sobierai, Alberto Maioli, Léo Guth e Jonas Tomazini. Para a próxima semana, as bancadas que representam a Câmara Municipal indicarão o vereador que irá compor a Comissão.

Segundo o Regimento Interno, o trabalho da comissão poderá culminar em: arquivamento do processo; suspensão temporária do exercício ou perda de mandato. O vereador suplente não está praticando a vereança desde o dia 27 de junho, pois o titular da cadeira, vereador Sedinei Catafesta solicitou seu retorno à Câmara.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804