27/04/2024 02:11:17 - Farroupilha / RS
Atualizado em 21 de maio de 2019

Câmara Municipal celebra os 144 anos da Imigração Italiana

Os vereadores receberam na noite do Dia da Imigração Italiana, 20 de maio, representantes do Grupo Folclórico Nei Tempi del Filó e do Circulo Cultural ítalo-brasileiro que explanaram sobre o início da imigração italiana no RS e o desenvolvimento deixado pelo imigrantes no Estado.

Com a chegada dos primeiros italianos, em 1875, a história da imigração italiana estabeleceu-se no 4º Distrito de Farroupilha, Nova Milano. Conforme conta o presidente do grupo Nei Tempi del Filó, Leandro Adamatti, a primeira comida dos imigrantes eram o pinhão, semente encontrada com facilidade na região. Com muito esforço, habitando casas com telhado de palha, os italianos deixaram um legado de povo trabalhador, além de sua cultura fraternal e religiosa.

A vinda dos italianos para o Brasil se deu pela falsa esperança de uma terra próspera. As causas da imigração italiana foram relatadas pela vice-presidente do Circulo ítalo Brasileiro, Ortenila Trentin, que explicou que na época, a Itália apresentava um sistema feudal, impossibilitando que o italiano comum pudesse ser proprietário de áreas, mas essa possibilidade poderia existir no Brasil. A experiência do italiano no serviço rural garantiu sua sobrevivência nas Amércias.

No final da Sessão, o público presente celebrou o Dia da Imigração Italiana com cânticos folclóricos e uma farta mesas com produtos de origem italiana proporcionado pelo Nei Tempi del Filó.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804