27/04/2024 00:11:08 - Farroupilha / RS
Atualizado em 24 de julho de 2022

Câmara convida entidades para avaliar 24ª edição da Fenakiwi

A presidente do Legislativo, vereadora Eleonora Broilo oportunizou no estande da Casa na Fenakiwi um bate-papo com autoridades envolvidas na Festa Nacional do Kiwi. Presentes o vice-prefeito Jonas Tomazini, presidente do evento, Gervásio Silvestrin, sua vice, Márcia Georg e os secretários Municipais Fernando Silvestrin e Regina Ducati.

Edição tomada por mudanças, a Fenakiwi retoma de um paralização por conta do período de pandemia e, volta a ocorrer no mês de julho. Conforme Tomazini, a expectativa do evento está sendo cumprida em relação ao público presente. Regina, secretária de Desenvolvimento Econômico, enaltece o engajamento da equipe quanto a divulgação da Festa em âmbito local e Nacional, a qual possibilitou a quantidade de pessoas presentes nos três finais de semana.

Protagonista do evento, o kiwi é um fruto em que seu plantio na região sofreu por pragas prejudicando sua produção e qualidade. Porém o trabalho desenvolvido pelo Poder Público e Emater junto aos agricultores, trouxe a fruta aos níveis de qualidade esperada. Gervásio pontua a relação já estabelecida do município com o Kiwi, mas com potencialidade de ampliar o mercado, que hoje compete com uma importação alta. Atualmente o kiwi é a terceira fruta mais importada no país, explica o presidente da 24ª edição.

Jonas Tomazini, também na presença do Secretário de Gestão e Governo, Rafael Colloda, assessores Arielson Arsego e Eliane Dal Ponte, anunciou que já há datas e estratégias sendo desenvolvidas para a próxima edição que ocorrerá em 2024.