23/04/2024 20:59:31 - Farroupilha / RS
Atualizado em 30 de abril de 2019

Brigada Militar apresenta seu trabalho em Sessão na Câmara

O comando do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na pessoa do comandante tenente coronel Alencastro e do subcomandante, major Juliano, esteve na sessão apresentando o trabalho que a Brigada Militar está desenvolvendo em Farroupilha. O convite partiu da Bancada do MDB através do requerimento 027/19.

O 36º BPM é responsável pela segurança de sete municípios da Serra, sendo sua sede localizada em Farroupilha. Ten. Cel. Alencastro assumiu sua gestão no Batalhão no início deste ano, e de imediato anunciou o fortalecimento dos soldados com 60 novos coletes a prova de bala e a vinda de nove viaturas, aquisições oriundas de emenda parlamentar da bancada Gaúcha.

O policiamento militar na cidade é dividido em seis setores: policiamento Ordinário; Comunitário; Patrulha Maria da Penha; POE; Inteligência e Administrativo. Com o foco na prevenção a instituição promove os programas Proerd, na prevenção ao uso de drogas com crianças; e o Avante, programa criado para o planejamento e diagnóstico diário das ocorrências do município.

Junto ao Avante, o 36º BPM disponibilizou um numero de whatsapp (99666.9278) para denúncias de foragidos, tráfico de drogas ou roubo. O major Juliano explica que o mecanismo auxilia o setor de Inteligência no mapeamento do crime, porém o telefone oficial para registros segue sendo o 190.

O comandante enfatiza que a Brigada Militar possui uma estrutura de armamento apta para intervir em situações de perigo, porém o comando entende que quanto ao monitoramento eletrônico, há a necessidade de investimentos no centro, pois possui apenas nove das 21 câmeras em funcionamento. Segundo o major Juliano, já há um trabalho por parte do Executivo Municipal nesta área, além do cercamento eletrônico, um parceria junto ao DAER assinada em maio de 2018.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804