26/04/2024 07:00:12 - Farroupilha / RS
Atualizado em 6 de outubro de 2021

Aumento no abandono ocasiona superpopulação no canil

Uma comitiva de vereadores esteve na tarde desta terça-feira fiscalizando as instalações do canil municipal. A visita contou com a presença do Secretário de Saúde, Clarimundo Grundmann e da diretora responsável pelo canil, Arlene Lazzari.

Conforme constatado pelos parlamentares, o local possui uma superlotação de cães. Com capacidade para 200 animais, o canil está atualmente com cerca de 230. Desde 2018, ano em que iniciou as atividades, esse é o maior número de cães abrigados.

O alto número se deu por dois fatores, conforme explica Arlene: pelo aumento de abandonos durante o período da pandemia; e por assim, um aumento considerado de resgate por parte do canil, passando de 60 recolhimentos em 2020 para 204 em 2021 (dados de setembro).

Dada a demanda, o número de adoções passou da média de duas por mês para 18, sendo todos animais castrados e microchipados, afim de evitar o abandono reincidente do animal.

Desde 2019 o Legislativo aponta a necessidade de um espaço de recreação aos cachorros. Para isso o Executivo Municipal planeja cercar o Canil, e a criação de pequenas praças como baias para que o adotante interaja com o animal em um espaço confortável tanto para o tutor como para o animal.

Na visita estiveram presentes os vereadores Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Juelci de Souza e Juliano Baumgarten.