20/04/2024 09:05:37 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de fevereiro de 2022

Auditora identifica mais de 150 vagas abertas de Aprendizes

Com base na Lei do Jovem Aprendiz (Lei Federal 10.097) empresas de médio e grande porte devem obrigatoriamente possuir no mínimo 5% de seu quadro de funcionários vinculados a Ação de Aprendizagem Profissional.  Farroupilha possui 158 vagas abertas para que complete este mínimo exigido na Lei.

Os dados são da auditora fiscal do trabalho Denise Brambilla González, que coordena a inserção de Cotas de Aprendizes no Estado. A profissional esteve em reunião na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal junto com a Frente Parlamentar de Defesa das Políticas Públicas para a Juventude.

O sistema de Aprendizes ocorre via parceria da empresa, o jovem menor de idade e o centro de aprendizagem profissional. Hoje há 40 núcleos de ensino aptos para a Lei 10.097, sendo os mais conhecidos o Sistema S. Para que isso ocorra a empresa deve contratar o jovem via CLT e inscrevê-lo no centro de aprendizagem possibilitando sua capacitação teórica e prática.

Com base nesse cenário, a Frente Parlamentar, presidida pelo vereador Juliano Baumgarten almeja mapear os potenciais jovens que poderão participar desta capacitação e, juntamente com as empresas incentivar suas contratações, para que, em um primeiro momento, consiga suprir a demanda mínima legal ainda disponível.