26/04/2024 07:02:16 - Farroupilha / RS
Atualizado em 29 de setembro de 2022

Audiência trata das obras previstas na avenida Pedro Grendene

Ministrada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Contas Públicas, a Audiência Pública realizada na noite desta quinta-feira teve como objetivo analisar o Projeto de Lei 041/2022, o qual trata da não incidência – por parte dos moradores – em obras previstas na avenida Pedro Grendene.

Presentes no ato, o Executivo Municipal esteve representado pelo secretário Municipal de Gestão e Governo, Rafael Colloda e pelo procurador Valdecir Fontanella. A convite do presidente da Comissão, vereador Roque Severgnini, também estiveram presentes a Associação de Engenheiros e Arquitetos (Afea) através do engenheiro Alex Gobatto e o cidadão Leandro Prestes, representando os moradores da avenida.

Conforme explanação do Executivo Municipal, as obras de alargamento previstas para ocorrer na via afetarão no calçamento, muros, cercas, postes de energia elétrica e hidráulica e demais elementos encontrados no campo de manutenção. Desta forma o projeto solicita ao Parlamento que não haja ônus financeiro aos moradores no que tange os reparos previstos na obra. As intervenções terão um custo de R$ 2.2 milhões ao município, explica Colloda.

Já a Afea aponta o progresso desenvolvido no decorrer de reuniões com a comunidade quanto ao projeto arquitetônico elaborado pela administração pública, mas ainda não há clareza na efetividade da benfeitoria no que se refere ao fluxo de trânsito.

Ao encontro da manifestação da Associação, Prestes também questiona os prejuízos e as indenizações que o comércio e residências localizados na via terão durante o período das obras e seus resultados após o término. Como representante dos moradores, Prestes posiciona-se pela realização de um recapeamento da via sem alterações em sua característica.

As apresentações e manifestações expostas na Audiência serão analisadas em conjunto ao Projeto de Lei 041/2022 pela Comissão de Finanças, para após seu parecer, tramitar a proposição em Plenário. O evento contou com a presença de 100 pessoas.